O
blog surgiu como um espaço para debater e divulgar as reflexões que estamos
desenvolvendo no marco da pesquisa “Internacionalização da Sociologia
Brasileira: práticas de publicação internacional dos sociólogos brasileiros e
presença brasileira nos periódicos internacionais”, coordenado pela
Profa. Eloísa Martín, na qual somos bolsistas e voluntários de Iniciação
Científica. Ao mesmo tempo, cada um de nós desenvolve pesquisas individuais,
com temas associados.
Compartilhamos
aqui os resumos dos nossos projetos de pesquisa.
Projeto Marco:
“Internacionalização da Sociologia Brasileira: práticas de publicação internacional dos sociólogos brasileiros e presença brasileira nos periódicos internacionais”
Projeto coordenado pela profa. Eloísa Martín, financiado pela FAPERJ (APQ1 2012.1) e desenvolvido no Depto. de Sociologia do IFCS/UFRJ
Resumo:
A
exigência pela internacionalização da produção cientifica por parte do MEC, o
MCTI, e as agencias de fomento a pesquisa tem impactado dramaticamente o quadro
docente e discente de todas as universidades. Se a pressão “publish or perish” tem se imposto
globalmente ao ponto de constituir o parâmetro fundamental da excelência
acadêmica, os contextos universitários nacionais específicos tem lidado de
maneira díspar com as dificuldades de acesso às publicações internacionais e
conseguido diversos graus de inserção internacional. Essa pesquisa propõe
analisar o grau de internacionalização da sociologia brasileira a partir da
análise da presença de autores brasileiros em periódicos internacionais e das
práticas de autoria e publicação dos sociólogos brasileiros.
Uma
descrição minuciosa da dinâmica das publicações dos programas com maior nota da
CAPES como índice da internacionalização da Sociologia Brasileira é
fundamental, e pode ser mais bem entendida ao combiná-la com uma análise das
práticas de autoria dos professores desses programas. Esse projeto, ainda, tem
uma ambição maior, que é discutir esses dados sob a luz da divisão
internacional do trabalho acadêmico, à circulação
internacional do conhecimento e do lugar de dependência que a Sociologia
brasileira teria nesse quadro. Como gerar condições para uma produção
intelectual autônoma pensada desde as particularidades de países periféricos?
Como gerar modelos teóricos aptos a pensar as idiossincrasias nacionais? Qual o
papel da educação superior em corrigir assimetrias e gerar condições concretas
de inserção social em países periféricos?, são algumas das questões que
configuram o horizonte desta pesquisa. O projeto propõe uma discussão sobre a
influência das rotinas de afazer científico na própria definição da Sociologia,
na elaboração dos critérios de relevância (científica em geral, e sociológica,
em particular) e nas representações sobre o papel da sociologia brasileira na
divisão internacional do trabalho acadêmico.
Projetos de Pesquisa do Grupo:
As cotas e suas representações sociais.
Autora: Bruna Saldanha, bolsista PIBIC/UFRJ.
O presente trabalho trata das representações sociais sobre as cotas
nas universidades a partir da análise dos discursos dos professores de
economia da UFRJ e da PUC. Para realizar tal análise o objetivo do
projeto é entender em que medida a questão racial dialoga com outras
questões sociais que cercam o campo acadêmico. A metodologia a ser
utilizada serão entrevistas com os professores universitários de
economia das duas universidades escolhidas. A partir delas pretende-se
entender como as cotas raciais interferem na vida cotidiana do
funcionamento universitário nos quais os entrevistados fazem parte.
Como possíveis suportes metodológicos será considerado também o trabalho
de campo, a fim de auxiliar no acompanhamento do quadro atual dos novos
alunos (cotistas e não cotistas) e como estes se relacionam com os
professores universitários. Também serão observadas as didáticas
utilizadas antes e depois (caso tenham sido modificadas) das novas
entradas. A escolha das universidades PUC e UFRJ foi feita por conta do
tamanho do impacto social que ambas tem na sociedade carioca devido a
todo capital investido em suas estruturas. Por um lado a PUC faz parte
do PROUNI, por outro a UFRJ tem 50% das suas vagas destinadas às cotas
universitárias. A parte teórica será utilizada para dar conta da análise
dos dados colhidos pelas entrevistas. Ela será baseada em algumas obras
do autor Pierre Bourdieu através de seus conceitos, como campo
simbólico, capital cultural e social entre outros. As obras do autor
servirão exclusivamente no auxílio da interpretação sociológica dos
dados, vistos como principal recurso do projeto, responsáveis por encaminhar as hipóteses e conclusões
Redes acadêmicas em tempos de produtivismo: pareceres científicos e funções editoriais
Autor: Edmar Machado, bolsista Capes Jovens Talentos para a Ciência.
Nos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Sociologia de
conceitos Capes 6 e 7, observa-se que os docentes exercem as funções de
membro de corpo editorial e parecerista de artigos científicos de
elevado número de periódicos, sejam eles nacionais ou internacionais,
mais do que seus colegas em programas de menor nota. Tais funções não
acarretam em nenhum retorno financeiro, como também não contam como
atividade “produtiva”, nem como carga horária.
A minha pesquisa
visa compreender as motivações dos pesquisadores que exercem tais
funções, dada a pressão institucional para que eles produzam cada vez
mais, sobretudo artigos em revistas qualificadas. Com isso, procura-se
entender o papel que o pesquisador exerce no processo de produção do
conhecimento científico, para além da produção de artigos; como
conciliam o tempo dedicado à produção de publicações e o tempo dedicado à
dar pareceres; e identificar os capitais em disputa nas atividades em
questão. O debate cada vez mais atual em torno do produtivismo acadêmico
tem levantado questões sobre as consequências qualitativas na produção
do conhecimento científico, como também para a vida pessoal do
pesquisador, que também serão consideradas nesse trabalho.
Metodologicamente, serão combinadas ferramentas quantitativas e
qualitativas. Utilizarei a base de dados da pesquisa da Profa. Eloísa
Martín– Internacionalização da sociologia brasileira: práticas de
publicação internacional dos sociólogos brasileiros e presença
brasileira nos periódicos nacionais. A partir da classificação dos
Currículos Lattes, serão analisados a quantidade, qualidade e alcance
(nacional ou internacional) dos periódicos em que cada pesquisador
exerce função de pareceristas, editor ou membro de comitê editorial.
Para melhor analisar esses dados, utilizarei pesquisas de profundidade
com pesquisadores selecionados, de maneira de oferecer uma visão mais
completa da produção do conhecimento científico, sobretudo em relação as
redes que se formam entre pesquisadores, instituições e periódicos.
Os índices e a graduação: accountability acadêmica e seus impactos na sala de aula.
Autora: Joanna Cassiano, bolsista Faperj.
O objetivo geral desse trabalho é analisar de que forma tem sido
estruturada a prática docente voltada para a graduação em tempos de
pressão por produtividade acadêmica. Para isso, buscarei mapear e
analisar de que forma se dá, entre tantas tarefas e prazos, a relação
dos professores pesquisadores membros da pós-graduação com suas
disciplinas ministradas na graduação.
Ao acentuar a
relevância dos índices de produtividade do corpo docente em suas
análises, os critérios de avaliação acadêmica tem transformado a prática
profissional dos professores-pesquisadores nas universidades. Em
especial, os profissionais que fazem parte do corpo docente dos cursos
de mestrado e doutorado se veem cada vez mais imersos em um intenso
acúmulo de tarefas e funções. Entre esses múltiplos afazeres, o papel da
docência na graduação começa a ser colocado em xeque, chegando em
alguns casos a ocupar um espaço secundário na lista de prioridades de
alguns profissionais.
A partir de entrevistas em profundidade com
professores-pesquisadores membros do corpo da pós-graduação, analiso o
embate entre sala de aula e pesquisa, a fim de conhecer suas estratégias
e dificuldades na conciliação de tantas tarefas, e seus posicionamentos
em relação à qualidade da graduação em meio a esse debate.
Como
conclusão preliminar, pois se trata de uma pesquisa em andamento, traço
um panorama sobre uma discussão que é central para o momento da educação
superior e para o futuro da graduação e da prática acadêmica no país.
Circulação de conhecimento e dependência acadêmica na Sociologia: apontamentos para um debate
Autora: Julia França, bolsista PIBIC/UFRJ.
O discurso hegemônico sobre o conhecimento científico do Norte Global
baseia-se em uma concepção eurocentrista que se apresenta com o único
discurso possível. Esse discurso está presente também na Sociologia. Por
meio desse discurso, o Norte se define como centro da produção do
“único saber”, o que dificulta a produção de conhecimento próprio e de
uma sociologia autônoma construída pelo Sul Global, através de suas
experiências sociais particulares, gerando desigualdade nos processos de
produção, circulação e recepção de conhecimento. A proposta do presente
trabalho é analisar as dimensões da dependência acadêmica do Sul
Global, o papel da sociologia e o impacto do discurso hegemônico
eurocentrista na geopolítica do conhecimento.
Apesar de se
apresentar como tal, o discurso hegemônico não é o único discurso
possível. Por isso, pretendo articular alternativas epistemológicas
elaboradas por três pesquisadores Syed Farid Alatas, Walter Mignolo e
Raewyn Connell para pensar os discursos alternativos que contestam o
viés eurocentrista a partir do Sul.
Seguindo Wallerstein (1997:
94), as premissas eurocêntricas e o viés eurocentrista estão presentes
na historiografia, no universalismo paroquial europeu, na oposição
Ocidente vs. Oriente, ou Norte vs. Sul, e acabam por determinar a adoção
de modelos, seleção de problemas, metodologias e técnicas a serem
adotadas na produção de conhecimento na Sociologia. Em outras palavras,
como afirma Alatas (2003: 604) o discurso hegemônico distorce a análise
das ciências sociais e a sua capacidade de lidar com problemas do mundo
contemporâneo.
A seleção dos pesquisadores parte da sua
relevância nos debates sobre as ciências sociais produzidas no Sul.
Ainda que eles não são os únicos, esses três foram escolhidos a partir
de um critério de representatividade geográfica: temos malasiano,
argentino e australiana que trabalham em universidades situadas tanto no
Norte quanto no Sul.
A proposta é identificar e analisar as
dimensões da dependência acadêmica do Sul Global, o papel da sociologia e
o impacto do discurso hegemônico eurocentrista
na geopolítica do conhecimento. Para tanto, vou mapear, analisar e comparar a produção bibliográfica dos três autores.
Pretendo
observar a maneira pela qual esses autores denunciaram e romperam com o
viés eurocentrista, possibilitando a criação de novas perspectivas,
elaboradas a partir da experiência social particular do Sul Global. O
projeto está na fase inicial de desenvolvimento, encontra-se na etapa de
levantamento bibliográfico.
Diferenças de gênero nas publicações acadêmicas: desafios para a internacionalização da Sociologia brasileira.
Autor: Leonel Allende Nunes Salgueiro, bolsista PIBIC/UFRJ.
Esse trabalho propõe analisar a presença de autores e autoras brasileiras
em periódicos nacionais e internacionais. Parto do pressuposto,
presente na leitura da bibliografia prévia, que o incentivo e a cobrança no
meio acadêmico são fatores contribuintes à desigualdade de gênero, e que isso
pode ser verificado também nas diferenças de gênero nas publicações.
A
partir da base de dados da pesquisa da Profa. Eloísa Martín -– Internacionalização da sociologia brasileira:
práticas de publicação internacional dos sociólogos brasileiros e presença
brasileira nos periódicos nacionais -– serão comparadas
publicações de sociólogos e sociólogas, dos Programas de Pós-Graduação de
universidades brasileiras, em periódicos nacionais e internacionais. A pesquisa
analisará as publicações de 496 (quatrocentos e noventa e seis) sociólogos e
sociólogas cadastrados em programas de pós-graduação em Sociologia e Ciências
Sociais, de acordo com o informado nos currículos Lattes.
Na segunda parte do trabalho serão analisadas
entrevistas com sociólogos e sociólogas escolhidos da mesma base de dados.
Serão identificadas as práticas habituais no que refere à publicação, assim
como os obstáculos que encontram, considerando os fatores que incidem sobre a
circulação e internacionalização do conhecimento que afetam a ambos os gêneros.
Na
conclusão, a partir dos dados quantitativos e qualitativos coletados, buscarei
avaliar as desigualdades de gênero na presença brasileira nas publicações em periódicos
nacionais e internacionais.
Palavras-chave: INTERNACIONALIZAÇÃO, PUBLICAÇÃO ACADÊMICA, PRODUTIVISMO,
UNIVERSIDADE, AVALIAÇÃO, GÊNERO E ACADEMIA, SUL GLOBAL, EUROCENTRISMO,
DOCÊNCIA, COTAS, ELOISA MARTIN, EDMAR MACHADO, JOANNA CASSIANO, LEONEL SALGUEIRO,
JULIA FRANÇA, BRUNA SALDANHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.